Resumindo o cultivo de cogumelos
18
mar
Nesse artigo vamos fazer uma introdução geral sobre como funciona o processo de cultivo dos cogumelos mágicos. De início, você não precisa entender os detalhes, apenas o processo geral. Como parte de sua preparação, você deverá ser capaz de descrever o esboço do cultivo de cogumelos mágicos para todos os seus amigos com tranquilidade.
A temperatura ideal para o cultivo de cogumelos varia entre 70-80 °F ou 20-27 °C. Caso a sua condição atual não esteja dentro desses parâmetros, recomendamos a leitura do nosso artigo no blog: Como regular a temperatura ambiente no de cultivo.
Sua jornada de cultivo começa colocando esporos de cogumelos em ágar nutriente nas placas de pétri, permitindo que eles inoculem e desenvolvam o micélio. Esse processo precisa acontecer em condições muito limpas para evitar a entrada de contaminantes que possam competir com o micélio em crescimento. Nessa parte, há definitivamente uma vibração de “cientista maluco”, com luvas, máscaras, álcool e frascos de spray. E não há problema em usar jaleco também. Pode vir.
Uma outra maneira mais simples seria comprar placa de petri já inoculada e pronta para uso ou usar diretamente uma cultura líquida como as que vendemos aqui na Natura Myco.
Uma vez que micélio tenha crescido suficientemente na placa de Petri e esteja visualmente livre de contaminação, você cortará um pequeno pedaço de micélio e o usará para inocular alguma cultura líquida. Essa etapa possibilitará a escolha do micélio para seu crescimento e reprodução em um ambiente líquido estéril, o que nos permitirá obter quantidades significativas de Cultura Líquida para uso na inoculação de grãos.
O próximo passo é preparar a semente do grão (pipoca). Você vai deixar o grão de molho por 24 horas, peneirar, colocar em potes de vidro ou sacos de cultivo e depois esterilizar o grão em uma panela de pressão por 1 hora e meia. Depois de resfriados, você injetará Cultura Líquida (que você preparou anteriormente) nos potes de grãos e os deixará no escuro por cerca de 14 dias para que o micélio colonize completamente os grãos nos potes.
É hora de preparar o seu substrato a fonte final de alimento dos cogumelos. O substrato é uma mistura de fibra de coco, vermiculita e um pouco de gesso em pó com água. Você vai pasteurizar essa mistura em uma panela de pressão semi aberta por 1 hora e meia, misturar com a semente do grão colonizado e colocar em um pote de plástico (monotub). Em seguida, você irá cobri-lo e deixar em um local escuro para incubar por cerca de dez dias. O "bolo de micélio" resultante estará então pronto para iniciar o seu processo de “frutificação”.
Essa etapa emocionante envolve tirar a caixa do escuro, abrir a tampa e permitir o fluxo de ar - conhecido como “troca de ar fresco” (FAE). Cerca de dez dias após a FAE, pequenos alfinetes de cogumelo devem aparecer na superfície do "bolo". Crescem muito rapidamente a partir do momento em que aparecem – 3 a 4 dias depois, estão prontos para serem colhidos.
Seu "bolo de micélio" ainda não disse a última palavra! Dependendo das condições ambientais, o seu bolo poderá produzir várias outras colheitas de crescimento de cogumelos mágicos, chamadas “ flushes”. Para ajudar a fazer isso acontecer, você precisará reidratar seu bolo de micélio com água após cada colheita, pois o bolo é composto por 90% de água. Dependendo da saúde do bolo, às vezes você pode obter 3-4 flushes adicionais de cogumelos! Incrível né?
Cultura Líquida Shiitake - Lentinula edodes
Cultura líquida Shimeji Rosa - Pleurotus djamor
Cultura líquida Cordyceps - Militaris
Cesta de Secagem PRODRY Master - Desidratador de cogumelos